Por Giulio Sanmartini, do Blog Prosa & Política
Luiz Inácio Lula da Silva, ao contrário do que parecia ser quando líder sindical, na presidência da República tem mostrado falta total de coragem tal qual um relés mofino. Não tem firmeza para tomar qualquer decisão importante e determinante, agora mesmo em seu Café da Manhã de segunda feira, falou grosso com os controladores de vôo, mas foi uma atitude de leão de tapete, pois na calada prometeu aos que trabalham no controle aéreo, um aumento substancial de salário, ou seja, está comprando com o dinheiro do contribuinte a solução de um problema que não tem coragem de enfrentar.
O mesmo está acontecendo com o transposição do Rio São Francisco, quando da greve de fome do bispo da Diocese da Barra, Luiz Flavio Cappio (setembro/outubro 2005) resolveu a desconfortável situação, enviando ao local o então ministro das Relações Institucionais Jaques Wagner, que em nome dele, presidente, prometeu ao prelado, caso ele encerra-se a greve do fome que já se estendia por mais de uma semana, reabrir os debates sobre o projeto e um aumento imediato dos recursos para a revitalização do rio.
Por esses quase dois anos, como tornou-se hábito nesse governo, o problema foi sendo empurrado com a barriga. Agora, tornou-se a obra de maior custo do Plano de Aceleração do Crescimento - PAC (R$ 3.3 bilhões) , com a publicação do edital e o Exército que já começou a construção da estrada que dará acesso às obras, patenteia que o governo não está disposto negociar com as comunidades indígenas e ribeirinhas, justamente aquelas que serão mais afetadas pelo empreendimento.
A transposição começará sem o debate com as populações que vivem na área de impacto, como havia sido prometido por Lula. Sobre o fato de um sacerdote fazer greve de fome, dizendo que a levará às últimas conseqüências, o que eu queria dizer é que tem razão o bispo quando ontem declarou:
- O presidente Lula havia assinado documento prometendo abrir o diálogo sobre alternativas à transposição. Ele não cumpriu com a palavra. Mentiu para o Brasil. Ver um presidente da República que não tem pejo e nem pundonor é uma coisa muito triste para todas aqueles que amam o Brasil.
quarta-feira, 27 de junho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário