Por André Carvalho
btreina@yahoo.com.br Nosso ilustre Presidente da República acaba de declarar em um pronunciamento oficial em Pernambuco que, “iniciar obras é mais complicado do que botar ovo”. Referia-se ao PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. A assertiva presidencial é interessante, pois assegura ser o ato de pôr ovo, complicado. Ainda assim a frase é pouco reveladora.
Confesso que não sabia ser nosso grande líder um entendido na matéria. Suspeito que na sua formação em torneiro mecânico, o ovo, pela sua forma característica, serviu de exemplo de usinagem. Não deve ser fácil usinar um ovo, como não deve ser fácil pó-lo. (Tenho a mais absoluta convicção que não entendo do assunto).
O povo agradeceria muito se tão valiosa constatação viesse acompanhada de outros detalhes esclarecedores tais como: A que tipo de ovo o presidente se refere? Todos os ovíparos têm complicações para botar ovo, ou somente alguns? Aves, répteis e insetos sofrem igualmente para expelir seus gametas femininos? Por que a galinha, que bota um ovo de tamanho médio cacareja tanto, e a pata, que põe ovo muito maior fica em silêncio? Se é tão complicado, por que bilhões de ovos são postos diariamente? Nesse caso a natureza errou tanto quanto em nascermos analfabetos? São questões que se afiguram importantes para o transcurso normal da república, senão, não mereceriam citação presidencial.
Incomoda-me um pouco esse egoísmo do Lula ao não oferecer-nos, povo eleitor, toda a extensão do seu conhecimento. Dias atrás ficamos desejosos de conhecer mais sobre “cuecões” citados em solenidade no Palácio do Planalto. Entretanto nada mais explicou o nobre presidente, criando um vácuo de conhecimento específico sobre seu governo.
Já basta desconhecermos a velocidade com que se reproduzem os mamíferos do presidente do Senado Federal. Não sabemos o porquê do crescimento geométrico do seu rebanho. Ou as vaquinhas do Renan botam e chocam ovos!?. Muitos ovos!!! A falta de informações enseja especulações, boatos.
Na verdade, temo que o presidente seja “expert” (o deputado Aldo Rebelo, da base aliada, não gosta desse estrangeirismo) em “GALINHA DOS OVOS DE OURO”. Alguns fatos de seu governo apontam essa direção. Não é a toa que Lula tem pisado em ovos desde que assumiu o cargo.
Pertinente seria chamar os empreiteiros e deixar os ovíparos em paz. Muitos deles sabem como liberar verbas e iniciar obras em qualquer ministério, em qualquer órgão, em qualquer palácio, independente de tribunais e “ibamas”. Obra de qualquer valor, de qualquer porte ou até mesmo inexistente. Será que o presidente também não sabe disso?
No governo do PT a cueca já migrou de roupa íntima masculina para porta cédulas e parece possível que agora, ovos tragam no seu interior cheques fabulosos para “gautamas poedeiras”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário