sexta-feira, 6 de julho de 2007

Humor no Mundo Árabe

Fonte: BBCBrasil
Congresso alemão discute humor no mundo árabe Muitos cartunistas criticam a falta de liberdade das mulheres na região. Um congresso na Alemanha debate neste fim de semana as diferenças entre o humor no Ocidente e em países islâmicos, que freqüentemente levam a mal-entendidos entre as culturas.

O evento intitulado "Humor no mundo arábe" vai analisar as diferenças de mentalidade que, por exemplo, motivaram os conflitos em torno das caricaturas do profeta Maomé no começo do ano passado.

A publicação de caricaturas de Maomé por um jornal dinamarquês causou protestos violentos em vários países. Segundo a religião islâmica, ilustrações não podem mostrar o rosto do profeta.

Durante o congresso em Berlim, acadêmicos de todo o mundo vão analisar as raízes do humor no mundo árabe. Também vão debater a liberdade de expressão na região e a caricatura como meio de fazer política e até de lutar pelo direito das mulheres.

Apesar das imagens de violência no Oriente Médio mostradas diariamente na televisão, o mundo árabe também tem seu humor próprio, diz Ulrich Marzolph, especialista alemão em Islã. Afinal, acrescenta o estudioso, "o humor é uma das necessidades vitais do ser humano".

Nenhum comentário: