de Lauro Jardim
Tem novo destino a famosa Nau Capitânia.
A réplica do navio de Pedro Álvares Cabral, que custou 4 milhões de reais aos cofres públicos na comemoração pelos 500 anos do descobrimento do Brasil, passou seis anos ancorada no Clube Naval, no Rio de Janeiro.
A embarcação acaba de ser requisitada pela Secretaria Nacional de Pesca. Isso mesmo. O órgão ainda não sabe exatamente o que fazer com ela. Mas desde já estão descartadas atividades pesqueiras.
o jornalleco dá uma sugestão:
Nosso almirante-maior - Dom Lula I, poderia navegar no Brasil de norte a sul, de leste a oeste, a bordo da nau capitânia. E depois afirmar que nunca na estória "dessepaís" um presidente fez isso.
Levaria sua ministra do Turismo Sexual - para relaxar e gozar - durante a viagem, seu Secretário Nacional da Pesca, que deve ser um emérito pescador, para pescar uns lambaris (né vavá) pro almoço, a ministra do Meio Ambiente e o presidente do IBAMA para decidir as madeiras a serem cortadas para transportar a nau capitânia por terra como fez Garibaldi.
Levaria seu ministro da integração nacional - enquanto Geddel esfregaria as mãos e imaginaria quanto dinheiro iria acontecer para a transposição do pantanal para o sertão do cabrobó, e o da defesa - também conhecido como ministério do nada sei, o Waldir diria que a nau não seria refém dos remadores, que entrariam em operação padrão, mas que com dignidade e sinceridade e muito blá blá blá...
Levaria representantes dos poderes legislativo e judiciário. Do legislativo como não chegariam a um consenso, iriam todos comandados por Vacalheiros e Canaglia. Do judiciario - não faltariam juízes e desembargadores candidatos a uma boquinha, todos com suas maletas repletas de ´brechas da lei´.
E para a viagem ser perfeita deveria culminar numa tempestade tropical, no Triângulo do PT, e a nau-capitânia afundaria levando consigo para todo o sempre, a corrupção de mãos dadas com a impunidade, o desrespeito para com o cidadão, o descaso com o bem público e consequentemente com o ser humano, e outras mazelas que vem arrebentando nosso querido Brasil durante décadas.
E aí veríamos aflorar o sorriso na Educação e na Saúde, advindo um futuro melhor - claro que o Mangababeira seria defenestrado para Harvard.
Nenhum comentário:
Postar um comentário